O que é mais importante? A técnica ou a pessoa? Modelar ou formar? A disciplina ou a participação? Domesticar ou educar? (Oliveira, Vitor Marinho).
O jogo enquanto educação, não visa o rendimento máximo, mas sim aquele que ajude o indivíduo a encontrar o seu melhor aproveitamento. O objetivo principal é a participação, priorizando o entendimento (conceitual) "porque fazer" o (procedimental) "saber fazer" e o (atitudinal) "como se relacionar dentro desse fazer". A atitude junto ao jogo deve ser visando o "fair play" (jogo limpo), ou seja, a honestidade e o respeito para com os jogadores e regras, existindo assim, a cooperação, em jogos de cooperação ou até mesmo de competição.
O jogo enquanto educação, não visa o rendimento máximo, mas sim aquele que ajude o indivíduo a encontrar o seu melhor aproveitamento. O objetivo principal é a participação, priorizando o entendimento (conceitual) "porque fazer" o (procedimental) "saber fazer" e o (atitudinal) "como se relacionar dentro desse fazer". A atitude junto ao jogo deve ser visando o "fair play" (jogo limpo), ou seja, a honestidade e o respeito para com os jogadores e regras, existindo assim, a cooperação, em jogos de cooperação ou até mesmo de competição.
Segundo o Profº João Batista Freire "um dos fundamentos mais importantes do jogo em equipe é o passe, que necessita de extrema cooperação. É mais fácil encontrar cooperação em jogos competitivos do que a competição em jogos cooperativos."
Fabio Brotto cita: "Podemos vivenciar os jogos cooperativos como uma pratica re-educativa, capaz de transformar nosso condicionamento competitivo em alternativas cooperativas para realizar desafios, solucionar problemas e harmonizar os conflitos".
Fabio Brotto cita: "Podemos vivenciar os jogos cooperativos como uma pratica re-educativa, capaz de transformar nosso condicionamento competitivo em alternativas cooperativas para realizar desafios, solucionar problemas e harmonizar os conflitos".
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