sexta-feira, 16 de abril de 2010

Hélio Oiticica




Helio Oiticica propõe em suas obras a participação e interação do visitante. Em uma apreciação sensorial mais ampla da obra, através não só da visão, mas também do tato, do olfato e da audição. O novo que surge do corpo e do comportamento, da atitude junto a obra.




Os Parangolés sugerem a ação o movimento, que caracterizam aspectos da Educação Física. Oliveira, Vitor Marinho (O que é Educação Física? 1995 pág 104) "A característica essencial da Educação Física é o movimento. É movimento. Não há educação física sem o movimento humano, e isto a distingue das demais disciplinas. Os seus elementos são a ginástica, o jogo, o esporte e a dança".


Segundo o autor Merleau-Ponty "Como na obra de arte, nosso corpo é um nó de significações vivas", cuja compreensão, "não é da ordem do eu penso, à maneira do cogito cartesiano, (dualidade, mente/espírito e corpo) mas do eu vivo, eu sinto, eu amo". Nas obras penetráveis de Helio Oiticica é explicito a ideia de Merleau Ponty, "eu vivo, eu sinto, eu amo!".

Nenhum comentário:

Postar um comentário