segunda-feira, 1 de março de 2010

Jogo de Xadrez

A profissão de professor de educação física sempre possibilitou um leque de opções para exercer atividades diversas em vários setores da nossa sociedade , seja como personal training, artes marciais, técnico em modalidades esportivas, recreadores, diretor de ginásios, instrutor em academias, danças, coordenadores de clubes sociais, professores em escolas, universidades, centros acadêmicos e de reabilitações psicomotoras. Temos agora em mãos uma nova ferramenta de trabalho que se expande desde a década de noventa num ritmo bastante acelerado nas escolas de todo o Brasil, com incentivo do Ministério da Educação, e que os profissionais da educação física devem estar atentos para inserir esta atividade tão promissora na sua profissão, o jogo de Xadrez como modalidade esportiva. O COI ( Comitê Olímpico Internacional) considerou o Xadrez como esporte em 2001. Depois de muito s estudos e monitorados os batimentos cardíacos de jogadores em partidas de xadrez relâmpago, alguns jogadores apresentavam níveis de batimento cardíaco comparados ao de um corredor ao final da prova, o aumento da circulação sanguínea, os níveis de atividade cerebral, , da liberação hormonal, exigem do enxadrista uma boa capacidade física e observar também o aspecto postural e emocional, trabalhados constantemente durante o jogo.
Existem diversas modalidades, algumas delas estão relacionadas abaixo:

Presencial: forma tradicional, na qual os enxadristas presentes fisicamente, face a face;

Virtual: os enxadristas disputam as partidas por meio de computadores conectados pela Internet ou uma rede local; Rápido, relâmpago e blitz: variação simples da forma tradicional, onde o tempo para jogar é muito reduzido; Simultânea: um enxadrista enfrenta ao mesmo tempo vários adversários;

Às cegas: um jogador não tem visão do tabuleiro (ou utiliza uma venda nos olhos, ou fica de costas para o tabuleiro, ou fica em sala separada); necessita guardar as posições de memória;
Postal: aqui os lances são enviados por correspondência (normalmente por cartão postal; o enxadrista recebe o lance do seu adversário, reproduz no tabuleiro, faz o seu lance e o envia pelos
correios:
O enxadrista envia uma carta com sua jogada o adversário faz a mesma coisa e envia a carta, até a partida ser concluída; essa modalidade está caindo em desuso, sendo substituída por e-mail; para o xadrez por correspondência existem federações nacionais e internacionais que organizam essa modalidade, reconhecidas pela Fide.
Relâmpago: A diferença da forma tradicional está em um aparelho que marca o tempo da jogada de cada participante, com um tempo determinado para o fim do jogo.



Objetivo do jogo de Xadrez:
Derrubar o Rei e ganhar o território do adversário, conciliando a defesa e o ataque.
Benefícios:
Os benefícios do Xadrez para quem o pratica são diversos, dentre eles o desenvolvimento e estimulo da área cognitiva, raciocínio lógico, estratégico, e do poder de concentração. Um jogo que tem por objetivo trabalhar a atenção, a imaginação, a projeção, a recordação, o pensamento obtido, a percepção de mundo, o planejamento, o rigor mental, a análise sistemática e também a matemática.

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