terça-feira, 16 de março de 2010

E então, o que é Educação Física?

Educação Física: História e Conceitos
História
  • Higienismo (com Atena) Características da medicina, visavam a prevenção de problemas de Saúde através do exercício, visando mais a saúde corporal do que o exercício para a guerra.
  • Eugenismo (com Nazistas) Linha de pensamento que afirma: "homem branco europeu é melhores que os outros em todos os sentidos", ou seja, pensamento Nazista.
  • Militarismo (com Esparta e Roma). Características militares muito fortes, visando somente o desenvolvimento físico, como resistencia corporal e psicológica para as guerras.
  • Tecnicismo (auto rendimneto). Linha de pensamento tecnico, alto desenvolvimento físico visando resultados e desempenhos visíveis e de alto-nivel.
Conceitos de Educação Física e autores:
  • Desenvolvimentista: "Go Tani e colaboradores (1988) obra: Educação Física Escolar: Fundamentos para uma abordagem desenvolvimentista"Possui o objetivo de desenvolver a parte motora da criança ou indivíduo, para prepará-lo para os possiveis desafios motores que possa encontrar no seu dia-a-dia, usando de execícios respectivos a idade e desenvolvimento da criança, não visa desenvolvimento lógico-matemático, psicológico ou social, dizendo que isso acontece, mas por consequência.
  • Construtivista (João Batista Freire (CENP)Educação Física de corpo Inteiro -1989 )Tem como objetivo desenvolver a parte cognitiva (conhecimento) da criança. Usando do jogo como seu principal material de trabalho, pois acreditam que enquanto a criança joga ela aprende. E usam da auto-avaliação e da não-punição.
  • Sistêmica(Mauro Betti Educação física e sociedade - 1991). Acredita na Ed.Físca como parte de um sistema no qual tem grande influência e é influênciado. Trabalhando os alunos na cultura física formando um cidadão capaz de participar e mudar esse sistema nas diversas formas da cultura e da atividade física.
  • Psicomotricidade (Jean Le Bouch -Educação pelo Movimento 1966;no brasil em 1981). Tem como objetivo desenvolver a parte motora e psicológica cognitiva e afetiva dos indivíduos, e também justificar a importância disso nas tarefas escolares. Tendo o corpo como núcleo central da personalidade da criança e conscientizando os profissionais de Educação física sobre a responsabilidade que ele tem em termos escolares e pedagógicos utilizando da atividade lúdica como acelerador desses processos.
  • Saúde-Renovada (Nahas e Gedes&Guedes). Assim como o Higienismo ela visa a Saúde. Mas busca conscientizar a população o benefício do exercício físico. Visa a adoção desta linha de pensamento nas escolas incentivando os alunos a praticarem exercícios físicos não só na escola mas no resto de sua vida, e tem o exercício como o principal meio de qualidade de vida.
  • Jogar-Cooperativo (Fábio Broto - Jogos cooperativos: se o importante é competir, o ideal é cooperar - CEPEUSP, 1995) "Se o importante é competir o ideal é cooperar" tendo este lema como principal meio de expressar esta linha de pensamento. Acredita na competição como algo não tão bom e diz que a cooperção é transformadora.
  • Cultural (Jocimar Daolio - Da cultura do corpo 1995). Tendo cultura como o principal conceito da Educação Física acredita que nossas manifestações corporais são todas geradas na dinâmica cultural. E que o profissional trabalha não o corpo em si, nem o esporte em si, mas as diferentes culturas relacionadas ao corpo e movimento humano.
  • PCN ( Marcelo Jabu e Caio Costa - Ministério da Educação e do Desport; Secretaria de ensino Fundamental, inspirado no modelo esducacional espanhol - 1994). Paramêtros Curriculares Nacionais, abordam um pouco de cada linha de pensamentos: visam a Saúde, qualidade de vida, ética, pluralidade cultural entre outros.
  • Crítico-Emancipadora (Elenor Kunz - Educação Física: Ensino & mudanças 1991)Visa quebrar as falsas crenças e visões de mundo que os alunos possuem, criando assim um cidadão crítico. Acreditam que o questionamento crítico que nos levam a uma melhor sociedade, convicções e desejos. Descobrem as atividades de movimento, manifestam o que experimentaram e questionam sobre suas aprendizagens.
DARIDO (1999) em seu estudo considera:
  • Abordagem Desenvolvimentista: O principal autor desta corrente é Go Tani e esta estruturada na aprendizagem e no desenvolvimento motor, defendendo que o movimento é o principal meio e fim da Educação Física e sua função é explorá-lo em termos de habilidades e capacidades, dando aos indivíduos um grande acervo motor. Não existe preocupação com a reflexão, com alfabetização e com a transformação, embora estas possam ocorrer como conseqüência.

  • Abordagem Construtivista: pautada nos estudos de Jean Piaget e é apresenta a escola como uma oposição as tendências mais mecanicistas. Tem a intenção da construção do conhecimento e o grande nome associado a esta tendência na Educação Física é João Batista Freire. Procura valorizar as experiências dos alunos, respeita seus erros, instiga a curiosidade e a passar por obstáculos. Tem forte relação com jogos e brincadeiras.

  • Abordagem Crítica-Superadora: Baseada na obra de Saviani e Libâneo utiliza o discurso da justiça social e o seu grande avanço foi a publicação do Coletivo de autores, onde forma geral todos os autores descrevem sobre esta dimensão. Esta abordagem propõe um ensino baseado na transformação social priorizando a reflexão para ter uma sociedade menos desigual. A sua formação é crítica e tem como propósito a cultura corporal de movimento.

  • Abordagem Sistêmica: Abordagem elaborada por Mauro Betti que tem suas raízes na teoria dos sistemas defendida por Bertalanffy. Busca a inserção do aluno na cultura física, formando cidadão que pode ser capaz de transcender (no entanto isto pode ser ou não uma conseqüência). È uma tendência integrativa e afirmativa do ponto de vista da dialética onde se tem autonomia, mas também se tem subordinação.




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