sexta-feira, 12 de março de 2010

Brincadeiras e Jogos Aquáticos

Aprendizagem

Nesta fase de aprendizagem, onde os alunos abordados estarão com aproximadamente 05 a 06 anos de idade, as atividades com regras passam a desenvolver um fator importante na formação de sua conduta. A melhor compreensão das regras irá facilitar à criança ao melhor entendimento aos pequenos jogos, possibilitando uma maior atenção e concentração, começando a aceitar melhor o vencedor e o perdedor. Conseqüentemente proporcionará a sociabilização.

Nome: Caça ao Tesouro

Material: Objetos de diferentes formas e tamanhos que afundem.

Objetivo: Levar a criança a desenvolver a coordenação motora e adaptação a respiração.

Formação: Em fileira, de frente à borda da piscina. O professor deverá estar fora da água.

Organização: Os alunos deverão estar dentro da água, na parte rasa e de costas para os objetos. Os objetos deverão estar distribuídos no fundo da piscina.

Desenvolvimento: Ao sinal do professor, os alunos deverão virar, procurar pegar o maior número de objetos afundados.

Final: O professor deverá observar a quantidade de objetos que cada aluno pegou.

Aperfeiçoamento

A fase de aperfeiçoamento, na qual englobam crianças de 7 a 12 anos aproximadamente, reunirá uma faixa muito grande, onde começarão a definir seus próprios interesses e a despertar a competitividade. A equipe passa a ter um papel fundamental durante essa faixa etária. A necessidade de trabalho em grupo faz com que as atividades, aqui abordadas, se tornem mais prazerosas.

Nome: Aquapizza

Material: Círculo de e.v.a., com duas faces coloridas.

Objetivo: Levar o aluno a desenvolver coordenação motora, agilidade e destreza.

Formação: Um aluno de cada equipe, um de frente ao outro, a 3 metros de distância. O professor deverá estar fora da água.

Desenvolvimento: Após o professor distribuir as “pizzas” na piscina de número de cores idênticas para cada aluno, ele dará o sinal e os alunos deverão virá-las para a sua cor.

Obs: Esta atividade deverá ser cronometrada no máximo de 30 segundos.

Final: Ganhará o aluno que obtiver o maior número de “pizzas” viradas para a sua cor.

Jovens

Na faixa etária compreendida entre 13 e 18 anos aproximadamente, estão os jovens. As atividades aquáticas aqui, deverão ser bem desenvolvidas, pois é marcante a importância dos grupos na vida social. Aqui é possível a aplicação de atividades mais elaboradas, como os grandes jogos, proporcionando um maior entendimento das regras, a sua maior complexidade torna a atividade mais atraente, pois eles nem sempre estão dispostos a participarem das atividades propostas. O professor para isso deverá envolvê-los no clima das aulas.

Nome: Pé ou Cabeça

Objetivo: Desenvolver o reflexo e agilidade

Formação: Em colunas. O professor deverá estar fora da água.

Organização: O primeiro aluno de cada coluna, deverá estar a três metros da borda da piscina e todos fora da água. O professor deverá estar alinhado com os primeiros alunos que irão realizar a atividade.

Obs: Este exercício deverá ser realizado na parte funda da piscina.

Desenvolvimento: Ao sinal do professor os alunos deverão correr, no momento do salto, no ar, o professor irá dizer “Pé ou Cabeça”. Se for Pé, todos deverão saltar, se for Cabeça, todos deverão realizar o mergulho.

Final: Esta atividade deverá encerrar, quando todos os alunos estiverem na água.


Referências bibliográficas

Deluca, Adolfo Humberto.

Fernandes, Ivani Regina C.

(Brincadeiras e Jogos Aquáticos, 2002)

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